Europa

8 Pontos turísticos para conhecer a Roma Antiga

A antiga capital do Império Romano e atual capital da Itália não ganhou a alcunha de “cidade eterna” à toa.

Afinal, depois de mais de dois milênios de existência com incêndios, cercos, invasões e o próprio fim do império que levava o seu nome, Roma continua lá, encantando a todos nós.

Por ser esse icônico histórico na cultura européia e mundial, Roma recebe milhões de visitantes todos os anos que vão até lá para, principalmente, visitar os sítios históricos da Roma Antiga.

E por falar nisso, você conhece algum dos pontos turísticos mais famosos da ala antiga de Roma? Neste artigo vamos apresentar 8 dos principais locais históricos de Roma que valem a pena ser visitados.

Inclusive, se você vai viajar para a capital italiana, não apenas conheça os locais que fizeram parte da trajetória dessa cidade incrível, mas também garanta ingressos para Coliseu, que é uma das principais atrações do lugar.

Basílica e Praça de São Pedro

O primeiro item dessa lista que traz os principais pontos turísticos de Roma é, na verdade, uma junção de dois locais: a Basílica de São Pedro e a praça que a envolve.

Localizados dentro do Vaticano, esses locais estão entre os mais visitados de todo o mundo. A maioria dos visitantes que vão até lá são fiéis da Igreja Católica que buscam uma experiência de intensa devoção e fé.

Inclusive, se você sonha em visitar o local, saiba que, caso vá no dia e hora corretos, pode avistar o próprio Papa, que frequentemente aparece ao público acenando de uma das janelas que circundam a praça.

Coliseu 

Constando como um dos monumentos mais famosos de todo o planeta, o Coliseu é parada obrigatória para todos aqueles que visitam Roma.

Conhecido por abrigar lutas entre gladiadores e de gladiadores contra animais selvagens, o Coliseu é, na verdade, um grande anfiteatro que servia também para apresentações musicais, apresentação de peças de teatro, etc.

A construção do local data do ano 72 d.C e ele foi utilizado até o quinto século, quando as atividades violentas praticadas em seu interior foram proibidas.

Vale destacar que conseguir ingressos para Coliseu é uma tarefa difícil, uma vez que esse é um dos 20 locais turísticos mais visitados em todo o mundo. Portanto, é importante ficar atento e reservar bilhetes com antecedência.

Fontana di Trevi 

Você já ouviu falar em uma fonte romana na qual as pessoas jogam uma moeda para garantir a sua volta à cidade eterna? Pois bem, essa é a Fontana di Trevi.

O local, que também é mundialmente famoso, foi inaugurado no século 18 e de lá até hoje não parou mais de receber milhões de visitantes todos os anos.

Quando for fazer uma viagem à Roma, inclua a Fontana di Trevi no seu roteiro!

Fórum Romano

Considerado como o “berço do direito”, o antigo Fórum de Roma é outro monumento histórico que vale muito a pena ser visitado.

Para além da alcunha recebida, o Fórum Romano tem real impacto na cultura ocidental e no direito moderno. Afinal, era lá que os legisladores da antiga Roma discutiam leis e regulamentos estatais.

Essas discussões foram aprimoradas e usadas como base para todos os códigos legais desde então. Hoje em dia, muitas das leis constitucionais dos países ocidentais são baseadas nos códigos romanos criados nesse espaço.

Galleria Borghese 

Localizada na Vila Borghese, a Galleria Borghese é a mais importante galeria de arte de toda Roma, incluindo a parte moderna da cidade.

No local estão expostas obras de renomados artistas renascentistas como Caravaggio, Rafael e Ticiano.

Essa galeria é resultado de uma coleção de obras de arte iniciada no século 17 pelo Cardeal Scipione Borghese, que dá nome ao local.

Museus do Vaticano

No âmbito da Praça de São Pedro, de que falamos anteriormente, os turistas podem encontrar com os Museus do Vaticano, que também são importantes pontos turísticos.

Os museus guardam peças de valor inestimável, dentre eles, peças da antiguidade clássica, da pré-história e até relíquias sagradas do cristianismo.

Dentre os museus, destacam-se os seguintes:

  • Pio Clementino;
  • Etrusco;
  • Gregoriano Egípcio;
  • Chiaramonti;
  • Missionário Etnológico;
  • Gregoriano Profano;
  • Pio-Cristão.

Panteão 

Outra parada obrigatória para os visitantes da cidade eterna é o Panteão, que também é o monumento antigo mais bem preservado da cidade.

O Panteão é um antigo templo pagão dedicado a diversas divindades cultuadas no Império Romano que foi construído pelo imperador Augusto e depois reformado por Adriano.

Com a consolidação da Igreja Católica, o local foi consagrado e transformado em um templo cristão. No local, estão sepultadas algumas das maiores personalidades da história da Itália, como os reis Vítor Emanuel II e Umberto I, além do pintor Rafael, um dos ícones do renascentismo.

A visitação ao Panteão é aberta ao público, que pode, depois da visita ao local histórico, conhecer os restaurantes e lojas de souvenirs que ficam no seu entorno.

Piazza Navona 

Construída no século 17, a Piazza Navona rapidamente tornou-se um dos locais de visitação mais requisitados de Roma.

Lá, existem diversos monumentos em exposição, além de bares e restaurantes que podem ser desfrutados pelos visitantes que buscam algum momento de relaxamento em meio à viagem.

Inclusive, muitos turistas que vão à Roma em viagens de bate-e-volta focam as suas visitas na Piazza Navona e nos seus vários pontos interessantes.

Dentre os principais destaques dessa praça podemos citar a Igreja Sant’Agnese e o Palácio Torres Massimo Lancellotti, que impressiona os turistas com a sua luxuosidade.

Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades