Nordeste

O Pelourinho: História e Cultura de Salvador

O Pelourinho de Salvador é um dos principais patrimônios históricos e culturais da cidade, situado no coração do Centro Histórico e abrigando testemunhos de tradições seculares da Bahia. O nome tem origem na palavra portuguesa “pelourinho”, que significa “pilriteiro”, tendo sido usado para designar o lugar onde se executavam as penas corporais aplicadas pelos portugueses aos escravos e criminosos.

A História por Trás do Pelourinho

O Pelourinho foi construído pelos portugueses na década de 1630, como um lugar para punir os escravos que eram considerados delinquentes. Na época, as penas variavam desde chicotadas até punições mais severas. A zona foi palco de execuções durante o período colonial, servindo também como alvo de execuções de criminosos da época.

No Século XIX, o Pelourinho foi palco de lutas políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como ponto de resistência contra a ocupação nazista e foi palco de diversas manifestações de resistência durante o regime militar.

A Importância do Pelourinho

O Pelourinho é considerado um centro de cultura e história de Salvador, sendo testemunha de um passado de luta e resistência. O local abriga diversos monumentos e edifícios históricos, como a Sé Catedral, a Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Além disso, o Pelourinho é um local repleto de arte e cultura, com diversos eventos culturais, como shows de música, dança, teatro e artesanato. É lá também que se encontra o emblemático Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Uma Nova Fase para o Pelourinho

Desde o ano de 1985, o Pelourinho passou por processos de revitalização, tendo recebido a atenção da UNESCO, que declarou o local como Patrimônio Histórico da Humanidade. Desde então, a área tem passado por uma série de restaurações, visando preservar seu patrimônio cultural e histórico.

O Pelourinho é hoje um dos principais pontos turísticos de Salvador, sendo visitado por milhares de turistas todos os anos. O local é um importante espaço para a difusão da cultura afro-brasileira, com diversos eventos que ressaltam as tradições e costumes da cidade.

Visitar o Pelourinho

O Pelourinho é um ótimo lugar para conhecer a cultura e história de Salvador, além de apreciar a beleza de suas ruas, edifícios e monumentos. É possível ainda encontrar muitos estabelecimentos comerciais no local, como restaurantes, lojas, galerias de arte e muito mais.

A melhor época para visitar o Pelourinho é durante a temporada de verão, quando a cidade está repleta de turistas e o local fica ainda mais animado. É também o momento ideal para aproveitar os diversos eventos culturais que acontecem no local durante o período.

Conclusão

O Pelourinho de Salvador é um importante testemunho da cultura e história da cidade. O local é repleto de tradições e manifestações culturais, além de servir como um marco de resistência aos regimes autoritários. Visitar o Pelourinho é uma ótima maneira de conhecer um pouco da cultura e história da cidade e se encantar com a beleza de suas ruas.

Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades