Europa

Melhores destinos na França: dicas e vocabulário para uma experiência inesquecível

Você com certeza já ouviu falar no famoso croissant francês, na Revolução Francesa ou na belíssima Tour Eiffel, não é? Pois é, a França é um destino para todos os gostos, porque tem uma variedade enorme de monumentos históricos e naturais, além de uma deliciosa gastronomia.

Neste guia completo, você vai descobrir os 10 destinos mais incríveis da França, com as melhores dicas do que fazer em cada lugar. Além disso, vamos te dar conselhos importantes de viagem e o vocabulário essencial em francês para tornar a sua experiência na França inesquecível.

Este artigo é uma parceria de Visite o Mundo com Afrancesados 🇫🇷C’est parti ? Allons-y ! 

1. Paris

Quem nunca sonhou em ir à Paris um dia? Não é à toa que a capital francesa é a cidade mais visitada no mundo! Ela está representada em inúmeros filmes, livros, músicas…e, cá entre nós, a cidade não deixa a desejar quando o assunto é passeio: existem diversos jardins, monumentos e prédios de arquitetura tipicamente parisiense que vão te dar a impressão de estar vivendo em um museu a céu aberto. 

Além disso, Paris conquista os viajantes com suas pequenas ruas de paralelepípedo e seus charmosos restaurantes com mesas na calçada, as famosas “terrasses”. Ali, você vai ver muitos parisienses apreciando um almoço ou um café e observando as pessoas na rua.

5 coisas para fazer em Paris:

  1. Caminhe pelo Jardin de Tuileries, que fica logo ao lado das pirâmides do Louvre. Dentro dele, está o Musée de l’Orangerie, onde você verá os icônicos quadros das ninfeias de Monet em uma grande sala construída para abrigar a luz natural.
  2. Ande pela histórica Rue Mouffetard, que existe desde o século I. Ali, você vai encontrar vários restaurantes, bares, lojas e a Place de la Contrescarpe, com artistas franceses de rua.
  3. Reserve um passeio de barco pelo rio Sena ao entardecer. Assim, você vai ver a paisagem sob a luz do dia e também a reputada iluminação noturna da cidade. 
  4. Explore o charmoso bairro de Montmartre, onde fica a basílica de Sacré Cœur. É nele que foram filmadas diversas cenas do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Dica: se quiser conhecer o café no qual trabalha a protagonista Amélie, ele se chama Café des Deux Moulins.
  5. Visite a catedral Notre-Dame, inspiração do escritor Victor Hugo para o romance “Notre Dame de Paris”. Em seguida, aproveite para caminhar na região e observar os tradicionais “bouquinistes”, que são vendedores de livros instalados pelas bordas do rio Sena.

2. Nice

Se você gosta de curtir uma praia, Nice é uma excelente escolha para a sua viagem. Localizada no sul da França, na região Provence-Alpes-Côte-D’azur, ela possui um clima muito gostoso que faz até os próprios franceses ocuparem a cidade durante o verão europeu.

Mas além disso, por que Nice é uma cidade tão requisitada? Além de suas belas praias, há um famoso calçadão à beira-mar e o “Vieux Nice”, centro histórico cheio de charme e cultura mediterrânea.

5 coisas para fazer em Nice:

  1. Alugue uma bicicleta e explore o Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais) à beira-mar.
  2. Visite o Museu Marc Chagall para ver uma grande coleção de arte moderna.
  3. Faça um passeio de barco até as Ilhas Lérins, com praias mais isoladas e paradisíacas. 
  4. Experimente a autêntica socca, uma panqueca de grão de bico, e outras especialidades locais na feira da Cours Saleya, que acontece de terça à domingo.
  5. Caminhe até a colina do Castelo (La Colline du Château) para apreciar um pôr do sol deslumbrante sobre a cidade.

3. Bordeaux (Bordéus)

Sabe o vinho Bordeaux? Ele vem dessa cidade do sudoeste da França, que é simplesmente a capital mundial do vinho! Aqui, não vão faltar oportunidades para você degustar os melhores tipos da bebida e descobrir como ela é produzida. Além disso, a cidade possui mais de 300 monumentos históricos preservados combinados com arquitetura moderna, o que torna o passeio pela cidade ainda mais interessante.

5 coisas para fazer em Bordéus:

  1. Faça um passeio de bicicleta pelos vinhedos de Saint-Émilion 
  2. Deguste o famoso e verdadeiro vinho tinto de Bordeaux.
  3. Explore a Cité du Vin, um museu inteiramente dedicado ao vinho e à cultura vitivinícola.
  4. Caminhe ao longo da margem do rio Garonne e aproveite os cafés com vista para ele.
  5. Visite o Marché des Capucins, feira coberta cheia de produtos fresquinhos. É a oportunidade ideal para experimentar iguarias locais, como as ostras frescas. 

🥂A cidade de Bordeaux também é conhecida por ter os melhores petiscos do tradicional “apéro” francês, graças à sua variedade de embutidos de qualidade e produtos frescos. No “apéro”, as pessoas costumam beber, beliscar algumas entradas e conversar bastante entre si. Essa é uma das experiências mais interessantes na França para interagir com nativos de uma forma mais relaxada.

4. Lyon

Lyon é a cidade perfeita para os “gourmands” (comilões), pois ela é conhecida como a capital da gastronomia na França. Aliás, um dos assuntos dos quais os franceses mais gostam de falar é comida, inclusive enquanto estão comendo! Por isso, aproveite para pedir indicações do que comer usando a frase: Quel plat me conseillez-vous ? (Qual prato você me recomenda?)

5 coisas para fazer em Lyon:

  1. Faça um tour para degustar os produtos locais no famoso mercado Les Halles de Lyon – Paul Bocuse.
  2. Caminhe até a Basílica de Fourvière para admirar as mais belas vistas panorâmicas da cidade.
  3. Prove as especialidades de Lyon nos restaurantes, como a quenelle e o queijo Saint-Marcellin.
  4. Explore o Musée des Confluences, um museu de história natural, antropologia, sociedade e civilizações. Ele é conhecido pela sua arquitetura peculiar e original.
  5. Passeie ao longo do rio Saône e desfrute da atmosfera apaixonante das margens da cidade.

5. Marseille (Marselha)

Marseille é a segunda maior cidade da França (logo depois de Paris) e é conhecida por ser um lugar vibrante. Isso graças ao seu clima mediterrâneo, à sua diversidade étnica e cultural e aos famosos “marseillais”, que possuem a fama de serem calorosos e acolhedores. Marseille é a cidade mais antiga da França, fundada em 600 a.C, e por isso o seu patrimônio histórico é visível em cada um dos seus bairros.

5 coisas para fazer em Marselha:

  1. Explore o bairro Le Panier, cheio de ruas coloridas, arte urbana e restaurantes ao ar livre.
  2. Faça um passeio de barco pelas Calanques, enseadas rochosas com águas cristalinas. Uma paisagem deslumbrante que vale muito a pena conhecer!
  3. Visite o MuCEM, um museu dedicado à cultura mediterrânea.
  4. Desfrute de frutos do mar frescos no Vieux Port.
  5. Faça uma viagem de um dia até a encantadora vila de pescadores de Cassis.

🎞️Dica: Assista ao filme francês de comédia chamado “Marseille” (2016). Além de ser muito engraçado, ele vai fazer você entrar no clima “marseillais”!

6. Rennes

Rennes é a capital da Bretanha, região noroeste da França, conhecida por diversas delícias culinárias, como o caramelo com manteiga salgada. Ao andar pelo centro da cidade, você vai sentir que viajou no tempo, pois as suas casas de enxaimel dão toda uma atmosfera medieval ao passeio. Além disso, Rennes é uma cidade universitária, cheia de bares e restaurantes muito animados.

5 coisas para fazer em Rennes:

  1. Passeie pela Place des Lices e experimente o mercado de alimentos local.
  2. Explore o Champs Libres, um complexo cultural com museus e uma grande biblioteca.
  3. Visite o Parlamento da Bretanha, um edifício impressionante do século XVII.
  4. Desfrute de uma caminhada pelo Parque Thabor para ver a vegetação exuberante e um imenso jardim de rosas.
  5. Experimente as deliciosas crepes e galettes típicos da Bretanha em um dos diversos restaurantes tradicionais da cidade. Para completar a refeição, peça um copo ou jarra de cidre

🇫🇷Roberta e Emil, do Método Afrancesados®, moram em Rennes há muitos anos e eles simplesmente adoram a cidade. Para ver imagens e ter mais dicas imperdíveis de viagem em Rennes, não deixe de assistir ao Vlog Afrancesados.

7. Chamonix

Chamonix é a cidade mais procurada dos Alpes franceses, pois é cercada por enormes maciços montanhosos, dentre eles o famoso Mont Blanc. No inverno, ela é ideal para a prática do ski. Já no verão, as atrações principais são as trilhas, escaladas e passeios de bicicleta. Em períodos de meia-estação, a cidade é ideal para quem quer sossego fora da temporada turística, curtindo uma cabana na montanha e os restaurantes, shows, exposições e eventos da cidade.

5 coisas para fazer em Chamonix:

  1. Pratique ski ou snowboard nas pistas emocionantes de Chamonix.
  2. Pegue o teleférico até a Aiguille du Midi para apreciar uma vista panorâmica dos Alpes.
  3. Faça uma trilha até o Lago Blanc para ver um cenário alpino cinematográfico.
  4. Aventure-se em uma escalada no gelo com um guia local.
  5. Visite o Museu Alpino para aprender sobre a história e a cultura da região.

Lembre-se de que as estações do ano na França são invertidas em relação ao Brasil. Por isso, anote os meses certinho para programar sua viagem no momento certo: primavera / printemps (março, abril e maio); verão / été (junho, julho e agosto); outono / automne (setembro, outubro e novembro) e inverno / hiver (dezembro, janeiro e fevereiro).

8. Strasbourg (Estrasburgo)

Strasbourg é a capital da região Grand Est, no nordeste da França, fazendo fronteira com a Alemanha. Ela representa o charme próprio da cultura “alsacienne”, com uma culinária forte em vinhos, cervejas, chucrutes e “flammekueche”. A cidade é atravessada pelo rio Rhin e possui a maior feira de Natal da Europa. Vai dizer que não vale a pena essa visita?

5 coisas para fazer em Estrasburgo:

  1. Ande pela Grande île, uma ilha medieval no coração da cidade, com paisagens incríveis que fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco.
  2. Passeie pelo bairro La Petite France, onde há uma produção histórica de chocolate, farinhas e sorvetes artesanais.
  3. Visite a catedral Notre Dame de Strasbourg, feita de arenito rosa, com vitrais impressionantes e um relógio astronômico.
  4. Vá ao Parc de l’Orangerie, que existe desde o século XVIII e é um dos mais frequentados da cidade.
  5. Faça a Route de vins d’Alsace, um passeio que sai de Estrasburgo para as vinhas mais famosas da região.

9. Val de Loire (Vale do Loire)

Aqueles castelos que parecem existir apenas em filmes, desenhos e contos de fada, na verdade, existem e são muito bem preservados na França. Para encontrá-los, vá até a região do Vale do Loire, no oeste do país, também chamada de “La Loire”. É ali que estão os castelos franceses mais bonitos, da época da Idade Média ao Renascimento. Ali, você vai encontrar também grandes jardins “à la française”, que são simétricos e cheios de espelhos d’água. A visita da região é deslumbrante durante o período da primavera. Porém, os lugares icônicos recebem milhares de visitas o ano inteiro. 

5 coisas para fazer no Vale do Loire :

  1. Visite o Castelo de Chambord, construído no período do rei François 1º, um lugar bem calmo e romântico.
  2. Vá até o impressionante Castelo de Chenonceau, conhecido pela sua fachada branca e seus reflexos na água. 
  3. Conhecer a cidade de Saint-Etienne, onde há diversos museus e um famoso planetário.
  4. Faça uma trilha na reserva natural do Pilat, nas proximidades de Saint-Etienne, para apreciar a vista impressionante da região.
  5. Passear em Montverdun, um antigo vilarejo fortificado, situado no caminho de Saint-Jacques de Compostelle / Santiago de Compostela. 

10. Normandia

Para terminar, vamos falar da região da Normandia, já que é impossível escolher apenas uma cidade nela! Cheia de praias, falésias, abadias e vilarejos famosos, a região foi palco de diversos acontecimentos históricos marcantes. Ao chegar lá, não deixe de experimentar o verdadeiro Camembert e a bebida local Calvados. 

5 coisas para fazer na Normandia:

  1. Visite as praias históricas do Dia D e o Memorial de Caen para aprender mais sobre a Segunda Guerra Mundial.
  2. Explore a cidade de Rouen e admire a magnífica Catedral de Notre-Dame.
  3. Passeie pela famosa praia de falésias Étretat, que já foi pintada pelos artistas Monet e Gustave Courbet.
  4. Descubra o impressionante Mont Saint-Michel, uma ilha rochosa que abriga uma abadia medieval e um vilarejo.
  5. Visite a casa e o jardim do pintor Claude Monet na cidade de Giverny.

Dicas de viagem para brasileiros na França

E aí, se inspirou nesses lugares franceses? Agora é hora de começar a programar a sua viagem! Prepare-se com antecedência para poder viajar com a cabeça tranquila. Abaixo, você vai encontrar as melhores dicas de viagem na França:

  • Assim que você decidir sobre a sua estadia, confira cuidadosamente todos os documentos necessários para entrar na França.
  • Avise o seu banco que você vai fazer uma viagem em outro país para não correr o risco de ter o seu cartão bloqueado. É também recomendável ter um cartão internacional mais prático, como o Wise.
  • Aplicativos: use e abuse de aplicativos como Guide Michelin, TripAdvisor, Google Maps ou La Liste para ver as avaliações dos lugares que você deseja se hospedar e se alimentar, fugindo assim das pegadinhas para turistas.
  • Restaurantes franceses: o “plat du jour” ou “menu du jour” nos horários de almoço são sempre uma opção mais barata. Outra dica: peça por uma “carafe d’eau” para ter água potável, fresca e gratuita em qualquer restaurante na França.
  • Controle no transporte público: Você provavelmente vai usar bastante o transporte público na França. Ao pegar o metrô, trem ou ônibus, lembre-se de validar seu bilhete e de guardá-lo em um lugar seguro. Ao longo do trajeto, você poderá ser controlado pelos agentes de transporte e será obrigado a apresentar o seu ticket.
  • Viajar de trem: Uma das formas mais rápidas de se viajar na França é pelo TGV, trem de alta velocidade. Você pode fazer suas reservas pela internet através do site SNCF-Connect.
  • Choques culturais: É importante lembrar de que nem sempre os franceses vão reagir da forma que você espera. Por exemplo, eles geralmente não são tão descontraídos ou informais como os brasileiros. Por isso, alguns detalhes podem fazer a diferença, como: cumprimentar sempre com “Bonjour”(Olá/Bom dia) antes de falar com alguém, tratar as pessoas que você não conhece com “vous” (tratamento mais formal) e usar e abusar do “s’il vous plaît” (Por favor) e “merci” (Obrigado(a)).

Vocabulário básico em francês para viagem

Pode ter certeza de que saber falar o francês básico vai mudar completamente a sua experiência de viagem na França. Ao se comunicar na língua local com os nativos, você será recepcionado(a) de uma forma mil vezes melhor. Aqui está a seleção das frases em francês mais importantes para você usar durante sua estadia:

  • Bonjour: Olá
  • Merci: Obrigado(a)
  • S’il vous plaît: Por favor
  • Excusez-moi: Com licença / Desculpe-me
  • Oui: Sim
  • Non: Não
  • Parlez-vous anglais ?: Você fala inglês?
  • Combien ça coûte ?: Quanto custa?
  • L’addition, s’il vous plaît: A conta, por favor
  • Bonne journée: Tenha um bom dia
  • Bonne soirée: Tenha uma boa noite
  • Où est la station, s’il vous plaît ?: Onde fica a estação, por favor?
  • Où sont les toilettes, s’il vous plaît ?: Onde fica o banheiro, por favor? 
  • Pouvez-vous m’aider ?: Você pode me ajudar?
  • Je voudrais une baguette : Eu gostaria de uma baguete.
  • Je voudrais un verre de vin rouge: Eu gostaria de uma taça de vinho tinto.
  • Je voudrais un ticket de métro: Eu gostaria de um ticket de metrô.

Agora que você já sabe as frases básicas para viagem em francês, que tal aprender a língua para ficar ainda mais à vontade na França? 

Acesse o Minicurso de Francês Gratuito Afrancesados. Com ele, você terá acesso aos princípios do Método Afrancesados® com Roberta (brasileira) e Emil (francês) e dará seus primeiros passos rumo ao domínio do Francês da Vida Real®, ou seja, o francês que é realmente falado pelos nativos nas diferentes situações do cotidiano. Nele, você terá acesso a:

  • 7 vídeo aulas completas;
  • Dicas infalíveis de pronúncia;
  • Como aprender francês do jeito certo. 
Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades