O Nepal, localizado na Ásia, é um país repleto de santuários hindus e budistas em um cenário sem igual. Se você é adepto ou deseja saber mais sobre o budismo, um dos primeiros lugares para conhecer é a cidade de Lumbini, onde Buda Siddharta Gautama nasceu. Ela é uma grande atração espiritual e é considerada um dos patrimônios da UNESCO e um destino de peregrinação. Outro lugar interessante é o Parque Nacional de Chitwan, que possui a maior reserva do país. Ele possui um clima que abriga vida selvagem e oferece a oportunidade de fazer a visita a pé ou em elefantes.
A melhor época para viajar para Nepal
A melhor época para visitar Nepal é a partir de setembro até meados de dezembro, quando o tempo é mais fresco e seco. A partir de março até o início de maio também é um bom momento, com clima agradável e com muitas flores florescendo. Se você quer escapar das multidões, a época menos movimentada é de dezembro a fevereiro, mas prepare-se para temperaturas baixas no Himalaia e em outras áreas montanhosas.
Como chegar
Você pode pegar um voo internacional para o Aeroporto Internacional de Tribhuvan em Kathmandu. Existem aeroportos menores em Pokhara e outros lugares montanhosos, mas geralmente são acessados por voos domésticos ou por trilhas. Além disso, você pode ir de ônibus por via terrestre de países vizinhos como Índia, China e Bangladesh.
Onde se hospedar
Em Kathmandu, há muitas opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até albergues e pousadas mais simples e acessíveis para qualquer orçamento. Em outras cidades ou vilas, as opções serão mais limitadas, mas você encontrará muitos guesthouses e pousadas. Se você estiver fazendo uma trekking no Himalaia, acampar será uma opção comum, embora você encontre também algumas casas de chá.
Comidas típicas da região
A culinária nepalesa é influenciada pelas cozinhas indiana e tibetana. Nem todas as comidas são condimentadas, mas são muito saborosas. Os pratos mais populares são o dal bhat, uma refeição básica vegan feita de sopa de lentilha, arroz e legumes; e momos, uma espécie de dumpling recheado com vegetais, carne ou queijo. Outros pratos típicos incluem chowmein, thukpa e masu, que é um curry de carne.
Onde comer
Você encontrará muitos restaurantes em Kathmandu e Pokhara, servindo comida nepalesa, indiana e internacional. Há muitos estabelecimentos mais simples nas vilas, servindo também a comida básica dos trilheiros, como dal bhat e macarrão Yak.
O que fazer em Nepal
Visite os famosos locais espirituais, como a cidade de Lumbini e as cidades sagradas de Kathmandu. Certifique-se de fazer uma visita aos templos e de explorar a cultura e culinária local. Reserve um tempo para fazer uma trilha nas montanhas do Nepal e aproveite a beleza natural do país. Se você gostaria de conhecer a vida selvagem do Nepal, faça um safari no Parque Nacional de Chitwan.
Roteiro de viagem para Nepal
Dia 1:
Chegue a Kathmandu, faça check-in em seu hotel e comece a explorar. Visite o templo Swayambhunath, também conhecido como “Templo dos Macacos”.
Dia 2:
Visite a cidade de Pokhara e faça uma caminhada à margem do lago Phewa. Aproveite a cidade, que oferece várias atividades ao ar livre como parapente, caiaque e canoagem.
Dia 3-5:
Faça um trekking na região do Annapurna. Você pode escolher diferentes rotas, dependendo do tempo disponível e do nível de dificuldade desejado.
Dia 6-7:
Visite a capital Kathmandu. Explore os templos, a culinária e a cultura local. Visite o Palácio de Kumari, um palácio onde vive a Kumari, uma deusa viva.
Dia 8-9:
Faça um safari no Parque Nacional de Chitwan. Aproveite a oportunidade para ver tigres, rinocerontes e elefantes em seu habitat natural.
Dia 10:
Volte para Kathmandu para o seu último dia no Nepal. Faça as últimas compras de lembranças ou faça uma massagem relaxante antes de voltar para casa.
Como se deslocar
O transporte público no Nepal não é tão desenvolvido, portanto, a melhor maneira de viajar é por meio de um tour contratado ou por táxi. Em Kathmandu, muitas atrações turísticas são acessíveis a pé ou de bicicleta. Se você está querendo explorar rotas mais remotas, procure as empresas que oferecem tours de ônibus e vans.
Quanto custa viajar para Nepal
Os preços variam de acordo com a época e o tipo de atividade que você quer fazer. Acomodação econômica em uma guesthouse pode custar tão pouco quanto $3 por noite, enquanto um hotel de luxo pode ser $100 ou mais. Um safári no Parque Nacional de Chitwan pode custar cerca de $50 e uma caminhada de várias semanas, pode ser significativamente mais dispendiosa.
O que você precisa saber antes de ir para Nepal?
Antes de sua viagem para Nepal, alguns documentos são necessários. É importante verificar se o seu passaporte está válido por pelo menos seis meses após o término da viagem. Além disso, é necessário um visto de turismo, que pode ser obtido no aeroporto internacional de Kathmandu, na fronteira terrestre do Nepal ou nas embaixadas do Nepal. O visto é válido por até 90 dias. Certifique-se de fazer seguro de viagem, estar com as vacinas em dia e trazer dinheiro local em espécie, já que nem todos os lugares aceitam cartões de crédito.
O Visite o Mundo recomenda?
Sim! O Nepal é um país que oferece uma experiência única para os viajantes. Desde as trilhas do Himalaia até o turismo espiritual, há algo para todos. Viajar para Nepal pode ser surpreendentemente acessível, e a beleza natural do país torna esta viagem inesquecível.