Para conseguir um processo migratório seguro e bem feito é bastante importante que exista o processo de mobilidade. Vamos pensar da seguinte maneira, quando alguém pensa em morar ou ir viajar fora do Brasil, o primeiro documento que precisa ter em mãos (ou pelo menos nos processos finais de emissão) é o Passaporte.
O Passaporte pode ser considerado o documento de identidade que é emitido por um governo e que atesta que a pessoa apresenta uma cidadania nacional a um Estado em particular e requisita permissão para que possa cruzar a fronteira de um país estrangeiro. Trocando em miúdos, um passaporte é o que te abre as portas de outros países.
Estas “portas” que são abertas podem ser feitas através dos famosos vistos, o quais são autorizações específicas de estada. Porém, existem acordos, deliberações e tratados que visam facilitar a movimentação de pessoas, fazendo com que existam lugares que não haja a necessidade de visto para a entrada.
Dessa forma, uma das perguntas que devem ser feitas é se o nosso passaporte brasileiro consegue entregar um alto grau de mobilidade global, ou seja, com quais países que o seu passaporte consegue trabalhar de forma mais simples.
Porém para entender o quanto que um passaporte entrega de mobilidade global é que foi criado um índice, chamado de Henley Passport Index, que trimestralmente mostra o ranking dos passaportes mais poderosos.
Aqui no caso “poderosos” é preciso entender mais como “passaportes que mais possibilitam a entrada de pessoas em outros países, sem a necessidade de visto. Porém, essa informação pode ser considerada extremamente superficial, já que diferentes países podem fazer acordos, ou entrar em guerra, ou ainda fechar as suas fronteiras para brecar uma doença, fazendo com que as fronteiras se tornem mais simples de entrar ou mais difíceis.
Para ilustrar exemplos que “não ter o visto” pode representar várias coisas, vamos pensar no seguinte:
- Acordo de Livre Circulação de Pessoas – Acordo de Schengen, que possibilita que pessoas possam ter uma estada temporária nos países signatários do acordo.
- Zona de Livre Comércio – Mercosul, países-membros podem circular entre todos os Estados que sejam signatários do tratado.
Confira os países que não exigem de visto para brasileiros
Porém, por mais que a entrada seja liberada, a estada da pessoa dentro de outro país precisa ser discutida, já que nesse caso, documentos, autorizações ou até mesmo visto são necessários após a entrada.
Portanto, podemos pensar nesse índice como uma ferramenta que mostra o quanto é mais fácil ou mais difícil conseguir um visto de trabalho.
Dessa forma para 2022, o Henley Passport Index apresenta como passaportes mais poderosos, os seguintes: em primeiro lugar Japão e Singapura; em segundo Alemanha e Coréia do Sul; e fechando o pódio Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha.
Japão e Cingapura apresentam a possibilidade de entrar em 192 países sem a necessidade de um visto, é fácil entender a presença do Japão a diversos anos como o país com o passaporte mais poderoso, já que ele apresenta uma grande quantidade de acordos válidos.
Como tirar passaporte
Para aqueles que querem tirar o passaporte, fiquem sabendo que logo mais tudo estará na normalidade e os passaportes voltarão a ser confeccionados, talvez a principal questão que teremos é de quantas pessoas estarão na fila para pegar o seu. Pensando nisso vamos conhecer os passos para tirar o passaporte.
Junte toda a documentação
O primeiro passo e o mais importante antes de dar entrada no passaporte é ficar atento aos documentos que são exigidos para que você consiga tirar o seu passaporte. Abaixo vamos mostrar quais são eles:
- Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
- Documento de identidade ou outro como Carteira de Trabalho e Habilitação com foto;
- CPF;
- Quitação de serviço militar, para os homens;
- Para aqueles que são naturalizados é necessário apresentar o certificado;
- Passaporte anterior, se existir e estiver com o prazo de validade vencido;
É bastante importante que o interessado esteja com todos os documentos originais, sem eles o processo não poderá iniciar.
Preencha a ficha no site da Policia Federal
A segunda coisa que você precisa fazer é a sua solicitação através do site da policia federal. Nesse local será necessário o preenchimento do formulário e realizar o passo a passo que é demonstrado. É importante que todos os campos sejam preenchidos com os seus dados pessoais, com os documentos e não esquecer de responder os questionários complementares, indicando a sua profissão e o seu endereço. No final desse processo de preenchimento é preciso escolher qual é a cidade que deseja que seja feito o seu atendimento.
Faça o pagamento
O próximo passo, após preencher todo o requerimento, é recolher a guia de recolhimento da união para o pagamento do valor da emissão do pagamento (é importante destacar que existe a modalidade emergencial, que nesse caso o valor é maior). Se for a primeira vez que estiver tirando o passaporte brasileiro ou se por um acaso for realizar o pedido sem ter o antigo em mãos o valor é ainda maior.
Agende a data do atendimento
Por fim, se você já fez todos os procedimentos acima, estará com o seu protocolo de solicitação em mãos, de modo que o próximo passo é agendar uma data para que seja atendido no posto da Polícia Federal, com toda a documentação que foi listada e também com o comprovante de pagamento e o protocolo de solicitação.
Uma vez que tudo tenha ido verificado, é preciso tirar algumas fotos e coletar a assinatura digital. Após o fim de todo esse processo você receberá um documento indicando a data para recolhimento de seu passaporte. Ele estará no posto da Policia Federal e apresenta validade de dez anos.