O Skyscanner foi fundado em 2003, por três amigos que tinham a ideia de desenvolver uma forma mais simples e dinâmica de encontrar voos de diferentes companhias aéreas. Vamos entender o seguinte se nos dias de hoje já é complicado encontrar passagens baratas, imagina em 2003? Pois bem com essa ideia na cabeça é que a empresa foi criada, justamente como uma ferramenta para comparar os mais diversos voos de várias companhias diferentes e mostrar todas em uma única página.
A vantagem para o usuário é que ele consegue economizar tempo e assim conseguir fazer uma comparação bem mais rápida, mais barato ou ainda mais conveniente. No inicio a empresa se focava exclusivamente no mercado europeu de forma que a sua ferramenta começou a ser cada vez mais validada e trouxe cada vez mais usuários.
Pensando em sua expansão o ano de 2009 a empresa ampliou os seus negócios, passando a operar para todo o mundo e com um site que foi traduzido para mais de 30 idiomas. Em 2016, o Skyscanner foi comprado pelo Grupo Trip, em um negócio que girou 1,4 bilhões de libras, que foi considerado a maior aquisição de uma empresa de tecnologia na Europa. O mais impressionante é que hoje a marca atingiu aproximadamente 100 milhões de usuários e que utilizam a plataforma todos os meses.
Dessa forma o Skyscanner se posiciona como uma empresa de tecnologia que apresenta uma ferramenta de pesquisa avançada de voos. Portanto é preciso que se entenda que a empresa não é uma agencia de viagem. Por incrível que pareça a ferramenta não vende passagens, ele é apenas um buscador avançado de pesquisa de voos. Na realidade ele é um meta buscador e que faz buscas avançadas nos mais diferentes lugares, mostrando em uma única página o que você está procurando.
Como funciona o Skyscanner
Para entender melhor o que é um meta buscador, é uma ferramenta que basicamente faz uma pesquisa de voos em diversas agencias de viagens online e consegue mostrar uma página com as mais diferentes opções de voos mais convenientes. A plataforma tem o intuito de fazer com que o viajante consiga economizar com horas de pesquisas nos mais diferentes sites em busca do voo mais barato.
No caso do Skyscanner, ele consegue fazer uma busca de um voo, indicando as melhores opções de voo, assim que você escolher aquela que melhor faz sentido, a plataforma te direciona para a agencia de viagens online de modo que ela irá emitir a sua passagem.
Passagens aéreas Skyscanner
Na verdade, a Skyscanner ela não é uma empresa de venda de passagens, mas na real a grande sacada da empresa é comparar voos de companhias distintas, e mostrando até mesmo a compra do bilhete de ida por uma empresa e a volta por outra, se por um acaso a oferta for interessante
Essa ferramenta permite ao viajante ajustar os mais diferentes destinos, além de ajustar o seu roteiro de viagem, colocando voos internos, ou se preferir ir de um aeroporto para outro. Outra vantagem é conseguir encontrar com um único clique uma passagem mais barata no mês ou ainda identificar qual é o mês mais barato para viajar pelo trecho escolhido.
O Skyscanner é confiável e seguro?
Para dizermos que o Skyscanner é confiável, primeiro precisamos observar quais são os seus protocolos de segurança. Assim ele apresenta o protocolo HTTPS, que mostra que o site é inteiramente criptografado, mantendo uma camada básica de proteção.
Como já foi falado, o Skyscanner não vende passagens, de tal forma que ele não precisa se preocupar com certificados de segurança que sejam voltados para transferências bancárias.
Outro ponto importante para saber se a empresa é confiável ou não é observar as percepções de seus clientes, frente ao que a empresa oferece. A melhor forma de observar isso é justamente vendo as queixas dos clientes junto ao Reclame Aqui.
No caso do Skyscanner, a empresa conta com uma nota de 4.6, colocando ela em um rank de não recomendada. Apesar de apresentar mais de 99% das reclamações respondidas o índice de solução é muito baixo (menor que 27.5%) e os clientes que voltariam a fazer negócios com a empresa é de aproximadamente 36.5%. Dentre as reclamações mais comuns os clientes se queixam de propaganda enganosa, divergência de valores, não conseguir o cancelamento e estorno do valor pago.
Canais de contato do Skyscanner
O Skyscanner não conta com um telefone de contato, já que eles não são uma agencia de viagem, mas sim como foi mostrado a empresa é apenas um buscador de passagens, indicando qual empresa que está vendendo aquela passagem.
Com isso, muito provavelmente a melhor forma de atendimento que o Skyscanner oferece é o formulário de contato, o seu Fale Conosco, o qual é possível encontra-lo no site da empresa.
O Fale Conosco é preciso que o cliente preencha um formulário, com alguns dados pessoais, sendo que nesse caso é preciso incluir o nome da agencia de viagem, mas o mais importante é detalhar com maior exatidão possível. Caso sentir que é necessário, lembre-se de anexar arquivos para ilustrar melhor o caso.
Já a página do formulário é o que os clientes precisam fazer para realizar o pedido de reembolso, entretanto devido à pandemia, o processo se tornou muito mais demorado do que o esperado. O Skyscanner indica que a melhor forma de conseguir o resultado esperado é conversar diretamente com a sua agencia de viagem para conseguir resolver a situação.