Sudeste

Campos do Jordão – Guia completo para uma viagem perfeita

Clima de montanha, arquitetura europeia e chocolate quente. Quando unimos essa frase à palavra turismo, um dos primeiros lugares que surgem nas nossas mentes é sem dúvidas Gramado, no sul do país! Mas, é possível sim aproveitar tudo isso no sudeste, em uma cidade que fica no interior de SP: Campos do Jordão.

Essa cidade encantadora fica mais precisamente na Serra da Mantiqueira. Além de fazer parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 

Com a inauguração do Palácio Boa Vista, em 1964, e do Festival de Inverno de Música Clássica, em 1970, a cidade passou a ser considerada referência no turismo de inverno aqui no Brasil, posição que mantém até hoje, graças à sua cultura, gastronomia, tradição hospitaleira e suas incomparáveis belezas naturais. Além do clima, que foi considerado o melhor do mundo no Congresso de Climatologia de Paris, em 1957.

Separamos algumas dicas para que você faça dessa viagem uma experiência completa e aproveite cada oportunidade. 

Como chegar?

Localizada entre São Paulo, Rio e Minas Gerais, Campos do Jordão é alcançada por três vias principais de acesso, sendo duas rodoviárias e uma ferroviária. De São Paulo e Rio, por exemplo, o acesso pode ser feito através das rodovias SP-123 e SP-50, ambas partindo da Via Dutra. A SP-50 tem início em São José dos Campos e apresenta mais de 800 curvas para um percurso inferior a cem quilômetros. 

Indo de Avião 

O Aeroporto de Guarulhos é o mais próximo da cidade de Campos do Jordão – 155 km de distância – e de lá você pode alugar um carro ou fazer o percurso de ônibus. 

Indo de Carro 

É a forma que mais recomendamos pelo conforto e praticidade, tanto no trajeto, quanto na própria cidade para visitar as atrações. 

De São Paulo a Campos do Jordão, são cerca de 172 km, 2h30 de viagem. 

Do Rio a Campos, são aproximadamente 330 km, um pouco mais de 4h de estrada e saindo de Belo Horizonte, 486 km, cerca de 6h30 de viagem. 

Indo de ônibus

Saindo do Aeroporto de Guarulhos, você precisará de 2 ônibus, ambos da viação Pássaro Marron: o primeiro de Guarulhos até São José dos Campos e o segundo de São José dos Campos até Campos do Jordão. 

De São Paulo (terminal Tietê) ou Campinas, você precisará de apenas 1 ônibus, também da viação Pássaro Marron. 

Saindo do Rio de Janeiro, há um ônibus da Viação Sampaio que de quinta à segunda-feira realiza o trajeto direto e de terça a quarta-feira, até Taubaté, de lá pra Campos do Jordão, você pode utilizar um ônibus da viação Pássaro Marron.

Para obter mais informações sobre disponibilidade de datas e preços, clique aqui.

Qual é o melhor período do ano para visitar?

Quem vai dizer o melhor período do ano para visitar Campos do Jordão é você mesmo! Tudo vai depender do seu estilo de viagem e do tipo de clima que você é mais adepto. 

Janeiro, fevereiro e início de março são os meses mais chuvosos, o que pode atrapalhar um pouco os passeios ao ar livre, mas a temperatura é ótima para curtir sem passar muito frio, as máximas dificilmente passam dos 24°C, e as mínimas, durante a noite, podem ficar um pouco abaixo dos 15°C. 

Para um meio termo, com pouca chuva, mas ainda com o charme de inverno e preços acessíveis, de baixa temporada, prefira meados de março a maio, quando as temperaturas oscilam entre 17°C e 8°C. Outubro, novembro e dezembro possuem essa mesma pegada de aproveitar bem a cidade e não ter aquela vontade de só ficar na cama,  embaixo das cobertas, pois nesse período as temperaturas variam entre 10°C e 22°C.

Julho, agosto e setembro são os meses de inverno e alta temporada, ou seja: muito frio, muita gente e muito caro. Porém, essa é a época ideal para aqueles que querem viver uma experiência autêntica de inverno europeu. Além disso, nessa época acontece o famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão e a Festa da Cerejeira.

Onde se hospedar?

Campos do Jordão reúne hospedagens para todos os gostos e bolsos. Separamos aqui, três recomendações de hospedagens incríveis, que oferecem acomodações aconchegantes e buscam proporcionar uma ótima experiência na “Suíça Brasileira”.

Pousada dos Esquilos

Essa pousada é ideal para quem quer se sentir em casa, ser bem acolhido e ficar em um lugar super aconchegante. 

A Pousada dos Esquilos possui esse nome por causa dos pequenos visitantes que aparecem para comer amendoins: os queridos esquilos. No inverno é quando você terá mais chances de ver eles por lá, pois devido ao frio, a dificuldade de conseguir alimento na natureza é grande. Seu Antônio, dono da pousada, compartilhou que no último inverno eles comeram todo o amendoim de dentro da casinha preparada especialmente para eles, e foram até a recepção, durante o café da manhã dos hóspedes, para pedir mais! 😂

A pousada possui uma arquitetura típica de montanha (enxaimel), com estilo europeu. Além de ser temática, em homenagem aos esquilos. Para complementar, passarinhos e maritacas também são visitantes assíduos da pousada. Eles possuem um pequeno espaço na área externa, onde o Seu Antônio coloca comida ao longo do dia e eles aparecem para se alimentar. 

A pousada possui várias comodidades gratuitas para seu maior conforto, as principais são: 

  • Wifi, estacionamento e recepção 24h
  • Redário
  • Academia
  • Bicicletas
  • Água, café, chás e licores a disposição
  • Café da manhã até 12:00
  • Chá da tarde
  • Microondas
  • Sala de TV
  • Lareira
  • Jogos a disposição
  • Acervo de antiguidades
  • Coleção de vinis com vitrola retrô

O quarto é super aconchegante, todo em madeira por dentro. Super limpo e bem arrumado. O nosso contava com lareira elétrica, mesa com 2 cadeiras, frigobar, TV, armários, roupa de cama e banho, água quente tanto no chuveiro quanto na torneira, amenities de banho e uma varanda com uma bela vista. 

Vale ressaltar que o café da manhã é muito bem servido, independente do horário que você for usufruir, com produtos de qualidade, sendo possível ver o cuidado e zelo em cada detalhe. Somado a todos esses pontos, a hospitalidade, flexibilidade e recepção do Seu Antônio fazem toda diferença para aqueles que querem ter uma ótima experiência como um todo em Campos do Jordão. 

Endereço: R. Pereira Barreto, 492 – Abernéssia

Para obter mais informações sobre disponibilidade de datas e preços, clique aqui para falar com a pousada.

Pousada Nacional Inn

Esse é o local ideal para aqueles que buscam uma mistura do padrão de qualidade e praticidade de uma rede de hotéis e o aconchego e conforto de uma pousada local. Definitivamente esse meio de hospedagem faz jus ao seu nome. 

A pousada conta com o check-in online, através da Tag Express, o que é ótimo e evita aquela demora na recepção para preencher fichas e informar os dados pessoais. Isso é perfeito para aqueles que não querem perder tempo e aproveitam cada segundo para conhecer a cidade. 

A pousada possui várias comodidades gratuitas para seu maior conforto, as principais são:

  • Wifi, estacionamento e recepção 24h
  • Sala de TV 
  • Academia 
  • Jacuzzi
  • Café da manhã até as 11:00

Os quartos estão dentro daquele padrão de qualidade de hotel, que falamos anteriormente. Tudo bem clean, com frigobar, TV, armários, mesa de trabalho, aquecedor, roupa de cama e banho, ótimo chuveiro com água quente, também disponível na torneira e na ducha higiênica. O nosso em especial veio com uma decoração de cisne e um mimo de chocolate na cama! 😍 

O café da manhã é em um espaço fofo e aconchegante, bem servido, independente do horário, e com tudo muito gostoso! 

A localização é ótima, fica bem próxima do centro turístico e gastronômico da Vila Capivari (cerca de 900 metros – 10 min de caminhada). 

Endereço: Avenida Gastão Vidigal, 35 – Jardim Belvedere 

Para obter mais informações sobre disponibilidade de datas e preços, clique aqui.

Pousada Condado Matarazzo

Essa pousada é ideal para quem viaja com seu amigo pet, ela é 100% pet friendly! Possui um amplo e lindo jardim verde, além de estar muito bem localizada, no Capivari, o grande centro turístico da cidade.

A pousada possui várias comodidades gratuitas para seu maior conforto, as principais são:

  • Wifi, estacionamento e recepção 24h
  • Sala de TV com vídeo game a disposição 
  • Lareira
  • Café da manhã até às 11:00
  • Área com mesa de sinuca
  • Parcerias de descontos em passeios e restaurantes

O nosso quarto era todo em madeira, com carpete e veio com uma decoração de cisne e rosas na cama! 😍 O quarto contava com mesa com 2 cadeiras, frigobar, armário, roupa de cama e banho, e TV. O banheiro tinha um estilo vintage, banheira de hidromassagem. 

A localização é privilegiada, ficando a apenas 700 metros do Capivari, onde você encontra algumas das melhores opções de turismo, gastronomia e lazer da região.

Endereço: Rua Engenheiro Prudente de Moraes,117 – Capivari

Para obter mais informações sobre disponibilidade de datas e preços, clique aqui.

Passeios e atividades imperdíveis

Campos do Jordão é um destino completo e conta com diversas atrações, para todas as idades! Separamos aqui os principais pontos turísticos, que precisam estar na sua lista: 

Ducha de Prata

Localizada no bairro Vila Inglesa, perto do Centro Turístico, essa cachoeira artificial é formada por várias duchas d’água que vêm do represamento do Ribeirão das Perdizes. O acesso ao local e o estacionamento são gratuitos. O local também possui lojinhas de lembrancinhas, lanches e chocolates. Ali próximo é possível encontrar aqueles sacos de marshmallows à venda, para fazer em fogueira. 

Endereço: Av. Mariane Baungart, 2485 – Vila Izabel

Fábrica de Chocolates Araucária e Spinassi Chocolate Fábrica e Loja

Essas são as duas chocolaterias mais recomendadas. Na Araucária, além dos chocolates, você irá encontrar um pequeno museu que conta a história do cacau e do chocolate, é bem interessante. Além disso, eles possuem uma parte que vendem sobremesas para comer na hora! A Spinassi é uma loja grande, com muita variedade e chocolate para todos os bolsos. Nela, é possível visualizar uma parte da produção dos chocolates em tempo real e também encontrar outras delícias como queijos, molhos e cachaças. 

Endereço Araucária: Av. Amadeu Carletti Junior, 255 – Lot Atalaia

Endereço Spinassi: Av. Frei Orestes Girardi, 3359 – Jaguaribe

Parque Amantikir

Esse é um dos parques mais famosos de Campos do Jordão. O local é repleto de amplos espaços verdes, com lagos, belíssimas flores, ar puro, mirante, estufa, jardins e até um labirinto! Os preços dos ingressos são R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), o estacionamento custa R$ 10. 

Endereço: R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga

Bosque do Silêncio

Esse bosque é um ótimo passeio, seja a dois ou em família. Super bem cuidado e com diversas trilhas. Fique de olho nas árvores para ver os fofíssimos esquilos passando!  O acesso ao local e o estacionamento são gratuitos. No local existe uma empresa chamada “Altus Turismo Ecológico”, que oferece atividades como mini golf, arvorismo, montanhismo e muito mais. 

Endereço: Av. Sen. Roberto Simonsen, 1724 – Jardim Alpestre

Parque da Floresta Encantada

Este é o local ideal para quem está viajando com crianças. São diversas casinhas temáticas do mundo encantado (casa dos anões, casa do coelho, casa das bruxas, casa dos anjos, casa do papai noel e mais!). Durante a pandemia os ingressos estão custando R$ 5 por pessoa, pois não está sendo permitido entrar nas casinhas. O preço do ingresso normal é R$ 10 por pessoa. Tem estacionamento gratuito. 

Endereço:  R. Arandi, 270 – Vila Poran

Parque Pico do Itapeva

Com 2.030 metros de altitude, esse lugar tem uma das melhores vistas da região. Dizem que é possível ver 15 cidades e até a Basílica de Aparecida, em dias claros. O acesso é bem tranquilo, custa R$ 20 por carro e R$ 10 por pessoa. 

Fazendinha Toriba

Se engana quem acha que esse lugar é ideal apenas para crianças, os adultos que adoram animais também super aproveitam a fazendinha. É possível alimentar e fazer carinho em muitos bichinhos: coelhos, cabras, ovelhas, pôneis, vaca, porquinhos da índia, patos. Pagamos R$ 40 por pessoa. 

Endereço: Estr. Mun. Paulo Costa Lenz Cesar, 630

Parque Capivari

Um dos lugares mais visitados de Campos de Jordão! Possui atrações como roda gigante, quiosques para lanche e o famoso passeio de teleférico (R$ 35 por pessoa, ida e volta), que vai até o alto do Morro do Elefante, onde é possível ter uma linda vista da cidade e acessar o pequeno espaço gratuito chamado Parque dos Elefantes, um passeio bem rápido com algumas informações interessantes sobre esses mamíferos. Também é nesse local que fica o letreiro escrito “#CamposdoJordão<3” (acesso para fotos custa R$ 3 por pessoa).

Endereço: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari

Aventura no Rancho

Esse é o lugar ideal para quem quer ter contato com a natureza e fazer atividades ao ar livre. Com um preço bem mais acessível que o conhecidíssimo Tarundu, aqui você vai encontrar diversas atrações como: passeio a cavalo, arvorismo, tirolesa, trilhas de bike e muito mais! 

Endereço: Av. Pedro Paulo, 7997 – Horto Florestal

Pico do Imbiri 

Pensa em uma das vistas mais belas da cidade… é esse o lugar! Sensação única a 1.862 metros de altitude. Ponto perfeito para belíssimas fotos, contando com um balanço super legal. Fique atento pois a estrada é bem difícil (de verdade), somente carros 4×4 conseguem chegar ao mirante. Diversas empresas também realizam o passeio. 

Vinícola Raízes do Baú

Esse local único foi um belíssimo achado na região da Serra da Mantiqueira. Localizada em São Bento do Sapucaí, a cerca de 17 km de Campos do Jordão, a vinícola fica dentro da Fazenda Portal da Luz. 

A localização privilegiada permite uma vista incrível da famosa Pedra do Baú, além de um pôr do sol maravilhoso (recomendamos o último horário do tour) e um clima bem gostoso, a 1.200 metros de altitude! 

Essa é uma ótima oportunidade para conhecer uma vinícola real, apresentada pelos próprios donos e seus familiares, o que torna o tour muito mais envolvente, especial e singular. Neste passeio você irá saber mais sobre o que torna a região perfeita para a produção de vinhos, o ciclo das videiras e todo o processo de fabricação. Conhecer a história por trás do vinho, antes de degustá-lo, faz com que você o aprecie em sua totalidade. 

Além dos vinhos da Vinícola Raízes do Baú, a fazenda também conta com uma grande produção de castanha portuguesa, que resultou em uma deliciosa cerveja artesanal blond ale. 

No empório, ponto de partida para os tours e degustações, você irá encontrar vinhos em taças e garrafas, cervejas, petiscos (não deixe de provar o queijo do baú), doces e geleias produzidas com insumos do pomar da fazenda.

Atividades oferecidas pela vinícola:

Os melhores restaurantes

Estância Grill Churrascaria 

Esse é um restaurante self-service com churrasco, que tem um ótimo preço e comida gostosa. Ideal para quem quer fazer um almoço rápido para otimizar o tempo e aproveitar bastante a cidade. 

Café no Bosque 

Lugar pequeno e super aconchegante! A qualidade dos pratos é ótima! Recomendamos a Truta do Bosque, para duas pessoas sai por R$ 70. 

Restaurante Saint Moritz 

Local ideal para quem quer uma noite romântica com música ao vivo. Eles oferecem um cardápio bem amplo e também rodízio de fondue. Para aqueles que não são muito fãs de rodízios, a sequência única de fondue (carne, queijo e chocolate – R$ 50 por pessoa) é uma ótima pedida e é bem servida.

Restaurante Avestruz 

Lugar aconchegante e com uma vista legal! O preço é ótimo, levando em consideração que o prato é super bem servido. Pedimos uma Truta com arroz e batata (p/ 2 pessoas – R$ 80) que serviria para 2 adultos e uma criança ou, dependendo da fome, para até 3 adultos. 

Moringa Mantiqueira

Esse foi um dos restaurantes mais recomendados por lá e não é por menos. Ótimo atendimento, cardápio diferenciado e comida de qualidade. Pedimos um Galeto (R$ 150) e estava divino, além de ser muito bem servido. O prato era para 2 pessoas mas serviu facilmente 3, e ainda sobrou 😂 


Fontes:

Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades