O que fazer em Florença

Não há ninguém no mundo que não gostaria de visitar Florença pelo menos uma vez em sua vida. Esta esplêndida cidade toscana é fortemente marcada pela presença dos Médicis, a ilustre família que desde o século XV, com sua “estufa” de artistas, contribuiu para torná-la esplêndida.

Esta “estufa” foi também o campo de treinamento de outros como Filippo Brunelleschi, que projetou a cúpula do Duomo, uma catedral dedicada a Santa Maria da Flor. A cúpula de Brunelleschi tornou-se um símbolo da cidade principal da Toscana e é visível até mesmo de longe. Seu tamanho impressionante, elegância e proporções, perfeitamente realçadas por nervuras brancas, ainda hoje incutem admiração nos visitantes.

O coração da cidade é a Piazza del Duomo, onde a Catedral – uma das três maiores do mundo – é ladeada pelo altíssimo Campanile di Giotto (Torre do Sino de Giotto) e pelo batistério geométrico dedicado a São João Batista, santo padroeiro da cidade.

O batistério é embelezado com portas de bronze, as chamadas Portas do Paraíso, que foram requintadamente esculpidas por Lorenzo Ghiberti com baixos-relevos retratando episódios do Antigo Testamento.

Melhor época para viajar para Florença

A melhor época para visitar Florença é entre os meses de abril e junho, quando as temperaturas são mais agradáveis. A cidade fica lotada de turistas durante os meses de julho e agosto, então, se você quiser evitar as multidões, planeje sua viagem para fora destes meses. Outubro é um ótimo mês para visitar Florença, pois além de haver menos turistas, as folhas das árvores começam a mudar de cor, dando a cidade um aspecto ainda mais bonito.

Como chegar em Florença

Florença fica a cerca de 1h de trem da cidade de Roma. Você pode pegar um trem direto da estação Termini para a estação Santa Maria Novella, que fica no centro da cidade. Outra opção é pegar um ônibus da empresa Flixbus, que sai da estação Tiburtina e também chega na estação Santa Maria Novella. Se você estiver vindo de carro, saiba que Florença fica a cerca de 4 horas de Pisa e de 3 horas de Milão.

Onde ficar em Florença

O centro histórico de Florença é pequeno e fica bem concentrado, então a melhor opção de hospedagem é mesmo ficar nesta região. Se você quiser economizar, pode ficar em um dos hostels da cidade, como o Ostello Bello Grande ou o Ostello Gallo D’Oro. Se você prefere um hotel, uma boa opção é o Hotel Orto de’ Medici, que fica a cerca de 10 minutos a pé da Catedral de Santa Maria del Fiore. Outra opção é o Hotel Brunelleschi, que fica a cerca de 5 minutos a pé da Ponte Vecchio.

Como se deslocar em Florença

A melhor forma de se deslocar em Florença é a pé, pois assim você poderá admirar todos os detalhes da cidade. Se você estiver com muitas malas, pode pegar um táxi ou um ônibus do aeroporto até o seu hotel. Uma outra opção é alugar um carro, mas saiba que as ruas da cidade são bem estreitas e podem ficar lotadas de turistas, então este não é o melhor meio de transporte. Se você quiser fazer um passeio de bicicleta, saiba que a cidade tem algumas bicicletas disponíveis para aluguel.

O que fazer em Florença

Uma das principais atrações de Florença é a Catedral de Santa Maria del Fiore, que fica no centro da cidade. Outro lugar imperdível é a Galeria degli Uffizi, um dos maiores museus do mundo, que abriga obras de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Outro museu que vale a pena visitar é o Museo dell’Opera del Duomo, que fica ao lado da Catedral e abriga algumas das esculturas originais da catedral. A Ponte Vecchio é outro lugar que não pode faltar em seu roteiro, pois é a ponte mais antiga da cidade e abriga diversas lojas de joalheiros.

Onde Comer em Florença

Se você quer experimentar a comida típica da Toscana, uma boa opção é o restaurante Il Latini, que fica no centro da cidade. Outra opção é o Trattoria da Mario, que fica a cerca de 10 minutos a pé da Catedral de Santa Maria del Fiore. Se você quer comer um pizza, uma boa opção é o Pizzeria Da Burde, que fica a cerca de 5 minutos a pé da Galeria degli Uffizi. Para um lanche rápido, uma boa opção é o Gelateria dei Neri, que fica a cerca de 2 minutos a pé da Ponte Vecchio.

Opções de passeios e atividades em Florença

Descubra atividades, tours guiados, transfers, passeios privados e experiências para você explorar a região de Florença, Itália.

Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades