Tlaxcala é um destino turístico muito atraente e que surpreende os visitantes que a conhecem. Situada no México, essa cidade possui uma atmosfera incrível, com uma cultura e arquitetura bem acentuadas, que remontam à época colonial. Além disso, há muitas opções de atividades para se fazer durante a viagem, desde turismo histórico e cultural, como também apreciar a gastronomia regional. Quer saber mais do que fazer por lá? Confira abaixo!
A melhor época para viajar para Tlaxcala
Antes de decidir quando ir para Tlaxcala, é interessante saber a melhor época para visitar a região. O clima é quente e úmido, com temperaturas médias chegando a 27 graus, sendo as épocas mais agradáveis para viajar são durante a primavera e o outono, em que as temperaturas são mais amenas. No entanto, Tlaxcala pode ser visitada durante todo o ano e cada época oferece suas próprias vantagens para o turismo.
Como chegar em Tlaxcala
Tlaxcala é um destino que pode ser facilmente acessado de diferentes maneiras. Para aqueles que vem de longe, a opção mais conveniente é o avião. O Aeroporto Internacional de Tlaxcala fica a cerca de 20 km ao norte da cidade e possui voos regulares de diferentes cidades do México. Outras opções são ir de ônibus, já que Tlaxcala tem uma estação de ônibus que recebe linhas de todo o país. Outra opção é ir de carro, já que a cidade está bem servida por estradas de boa qualidade, e também possui conexões com as principais cidades do México.
Onde se hospedar em Tlaxcala
Tlaxcala oferece várias opções de hospedagens, que vão desde hotéis de luxo, a pousadas e hostels. A maioria das opções está situada no centro histórico da cidade, e a escolha do local de hospedagem dependerá principalmente do perfil do turista e do seu orçamento de viagem. Alguns hotéis recomendados são o Centro Búngalos de Tepetitla, o Hotel Baruk Teleferico y Mina e o Hacienda Soltepec.
Comidas típicas da região
Experimentar a gastronomia local faz parte da experiência de viajar para Tlaxcala. É possível encontrar muitos pratos típicos da região, como as famosas Tostadas de Tinga, feitas com frango desfiado e pimentão, a Barbacoa, que é um prato à base de carne assada, e o Chile Relleno, um prato feito com pimenta recheada de queijo.
Onde comer em Tlaxcala
A cidade é realmente conhecida por sua rica culinária e há muitos restaurantes que vale a pena experimentar. Alguns dos mais recomendados são La Casa de la Abuela, que oferece pratos típicos mexicanos em um ambiente agradável no centro da cidade, o Restaurante-Bar la Bendita, que serve boa comida mexicana e bebidas em um ambiente descontraído, e o Restaurante La Melipon, um local mais sofisticado, que serve boa comida local e internacional em um ambiente elegante e requintado.
O que fazer em Tlaxcala
Tlaxcala é um destino de grande interesse turístico, especialmente para quem é apaixonado por historia, arquitetura colonial e rica cultura mexicana. Além de visitar a Catedral de Tlaxcala, o Palácio de Gobierno e o Museu de Tlaxcala, há muitas outras opções de atividades para se fazer em Tlaxcala. É possível passear pelas praças e mercados locais, além de desfrutar de belos parques e lugares históricos, como por exemplo Chiautempan, Apizaco, Tizatlan, entre outros.
Roteiro de viagem para Tlaxcala
- Dia 1: Chegada e check-in no hotel
- Dia 2: Visita à Catedral de Tlaxcala, Palácio de Gobierno e Museu de Tlaxcala
- Dia 3: Visita à Chiautempan e Apizaco
- Dia 4: Passeio pelo parque Tizatlan e Mercado de artesanato
- Dia 5: Dia livre
- Dia 6: Retorno para casa
Como se deslocar em Tlaxcala
Explorar Tlaxcala pode ser facilmente feito a pé, já que a maioria dos pontos turísticos está concentrada no centro da cidade. No entanto, para quem prefere, também é possível utilizar o transporte público, como ônibus e táxis, que atendem a toda a cidade e arredores.
Quanto custa viajar para Tlaxcala
Os custos variam muito de acordo com o estilo de viagem de cada turista e o período que você escolherá visitar a cidade. Se você está procurando hospedagens mais simples e quer economizar, é possível encontrar pousadas e hostels a partir de 35 reais. Optar por hospedagens mais luxuosas, é possível encontrar hotéis de alto padrão a partir de 500 reais. No caso de refeições, um prato típico pode ser encontrado a partir de 25 reais, e em restaurantes mais sofisticados, o valor pode variar até 150 reais. Mas no geral, é um destino turístico bastante acessível e que agrada todos os tipos de viajantes.
O que você precisa saber antes de ir para Tlaxcala?
- Documentos: É necessário ter o passaporte ou documento de identidade do país de origem. Crianças menores de 12 anos devem viajar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar certidão de nascimento.
- Língua: O espanhol é a língua oficial do México, e muitos dos moradores locais não falam inglês. No entanto, é possível encontrar muitos hotéis, restaurantes e serviços turísticos que possuem funcionários bilíngues.
- Moeda: A moeda oficial do México é o peso mexicano. É possível trocar dinheiro em bancos, hotéis ou caixas eletrônicos.
- Segurança: Tlaxcala é uma cidade bastante segura, mas ainda é recomendado tomar algumas precauções básicas, como evitar andar sozinho a noite e não deixar objetos de valor expostos em locais públicos.
O Visite o Mundo recomenda?
Com uma rica cultura e história, Tlaxcala é um destino turístico muito atraente para quem busca viajar para o México. Além disso, os preços acessíveis de hospedagem e alimentação fazem da cidade um destino super vantajoso para quem tem vontade de conhecer um pouco mais do país. Portanto, o Visite o Mundo não poderia deixar de recomendar Tlaxcala como um dos melhores destinos turísticos do México.
Opções de passeios e atividades em Tlaxcala
Descubra atividades, tours guiados, transfers, passeios privados e experiências para você explorar a região de Tlaxcala, México.