Norte

5 motivos para conhecer a Amazônia

A Amazônia é um dos locais mais importantes e fascinantes que existe no planeta. Ela é um Patrimônio Natural do Brasil, pois abriga mais da metade das florestas tropicais de todo o mundo. Por isso, motivos para conhecê-la não faltam e aqui vão 5 deles!

1- Possui a maior biodiversidade do mundo  

A grande biodiversidade é o motivo número 1 para conhecer a Amazônia. Ela é um prato cheio para os amantes da natureza que gostam de observar diversos animais selvagens no seu habitat natural. Existem milhares de espécies de fauna e flora que vivem só na Amazônia e podem ser avistadas pelos turistas. 

2- É o lar do famoso boto-cor-de-rosa   

O boto-cor-de-rosa é o grande protagonista de muitas lendas e mitos da região Amazônica. Esse animal tão adorável e dócil pode chegar a ter 2,5 m de altura e atingir 185 kg. A espécie pode ser avistada em diferentes pontos das águas mornas e escuras do grande Rio Negro.  

A interação com os botos é uma das principais atividades para turistas nessa região. Esses animais que, na verdade, podem ter diferentes tons chegando ao cinza, são atraídos por instrutores com isca para que os visitantes possam tocar e tirar belas fotos. 

3- Abriga várias tribos indígenas    

Há diversas empresas de turismo que oferecem a oportunidade única de visitar uma tribo indígena de verdade da Amazônia. Membros de certas tribos, como a dos Dessana, fazem interações com turistas e vendem peças criadas por eles. Essa é a forma que a maioria encontrou para conseguirem comida, pois não é permitido caçar ou realizar qualquer outra intervenção do tipo nas áreas protegidas. 

Em algumas reservas, os turistas são recepcionados pelos índios com cantos, danças e instrumentos musicais tradicionais. Eles oferecem objetos artesanais e proporcionam uma refeição coletiva com alimentos típicos da Amazônia. 

4 – É onde acontece o lendário encontro das Águas   

Na Amazônia, encontra-se a maior reserva de água doce que existe no mundo. E, é nela que acontece um dos maiores fenômenos da Terra: o lendário Encontro das Águas. 

Esse é um espetáculo hidrológico que acontece no encontro de dois dos principais rios que existem no mundo, o Rio Negro e o Rio Solimões. As águas do Rio Negro são escuras e as do Solimões possuem um tom marrom, sendo ambos intensos e volumosos, mas com densidade e temperatura diferentes. Ao se encontrarem, as águas não se misturam, mas seguem como um rio só, de duas cores. 

Aqueles que navegam de barco nessas águas podem ver de perto a diferença de cores e sentir com as próprias mãos a água quente se misturar com a fria.

5- A comida típica é única    

A gastronomia é um espetáculo a parte que enche o paladar de qualquer pessoa, graças a diversidade de alimentos encontrados na região, como as frutas exóticas de cupuaçu e taperebá. Também têm os peixes que só podem ser encontrados na região e compõe muitos pratos, como o tambaqui, o tucunaré e o pirarucu. 

Pesquisar
Pacotes
Hotéis
Voos
Atividades